Um pouquinho de capitalismo: a NEP - Revolução Russa - Resumo

Um pouquinho de capitalismo: a NEP  - Revolução Russa - Resumo

Terminada a fase do comunismo de guerra (1918-1921), a Rússia ganhava um pouco de paz para construir a nova sociedade. Em 1922, o país passou a se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, abreviadamente, URSS.
Conforme proposta de Lênin, o governo adotou a Nova Politica Econômica (NEP). O objetivo era recuperar a economia. As medidas radicais do comunismo de guerra foram abandonadas. Houve permissão para que pequenas empresas privadas pudessem existir. Por exemplo, o indivíduo poderia ser dono de uma pequena loja, fábrica ou fazenda com meia dúzia de empregadas. Uma espécie de mini capitalismo controlado pelo Estado socialista, que continuava sendo dono das maiores empresas. Também foram assinados alguns acordos com empresas estrangeiras que podiam fornecer capital e tecnologia, tão necessários para o país.
O plano da NEP deu certo. Realmente em 1927 a economia soviética já apresentava sinais de recuperação. Mas a situação política iria mudar profundamente com a ascensão de Stálin. Stálin era mais prudente. Dizia que a proposta de Trótski não passava de uma ideia suicida porque funcionaria como pretexto para que a URSS fosse novamente invadida  Para ele, a segurança da URSS seria o valor supremo, mesmo que para isso uma revolução socialista em outro país tivesse de fracassar. Defendia a tese de que a URSS era um país enorme, cheio de recursos naturais e uma grande população, e que por isso daria certo construir o socialismo dentro dela. Mais tarde, quando houvesse chance, ficaria mais viável ajudar a difundir o socialismo pelo mundo. Portanto, Stálin defendia a tese do socialismo num só pais.
É possível que ambos estivessem errados e certos ao mesmo tempo. A Rússia era atrasada demais, mas a revolução européia tratava-se de um sonho distante. Paradoxos da história...
O problema é que Stálin estava acumulando poderes demais. Ficou tão forte dentro do Partido Comunista que derrotou Trotski. Pou­co depois, Trótski foi obrigado a abandonar o país (1927). Stálin tornou-se senhor todo-poderoso da URSS, um verdadeiro ditador socialista. Quase um "czar comunista". Du­rante seu governo, milhares de comunistas foram presos e fuzilados.

Postagens mais visitadas