Questões sobre Rebeliões na República Velha

Texto complementar

Estude para as questões: Rebeliões na República Velha
Responda comentando!

O professor Leandro Konder é um grande conhecedor da história do marxismo e do socialismo. Apesar de seu gabarito intelectual, ele se expressa com uma linguagem clara, didática e bem-humorada. Para nós, um verdadeiro mestre.Vamos ler o trecho de um de seus livros, a respeito do movimento operário no Brasil da República Velha:
"De 1917 a 1920, houve mais de duzentas greves no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Rio, o Dia do Trabalho (Primeiro de Maio), em 1919, foi comemorado na Praça Mauá por uma multidão de 50 mil pessoas. Lançou-se uma campanha pedindo a limitação da jornada de trabalho a oito horas.
O movimento operário vivia intensamente aqueles anos e discutia muito sobre sua organização. (...) Os proletários deveriam se organizar num partido? Deveriam participar da vida político-partidária? Ou seria melhor repelir as imposições organizativas da atividade partidária como embustes e artimanhas da burguesia, incompatíveis com a liberdade do povo? (...)
Em março de 1922, havia 73 militantes convertidos ao leninismo em todo o Brasil dispostos a fundar o novo partido. A maioria provinha do anarquismo. (...)
Em 1924 há dados que sugerem que no Rio de Janeiro os comunistas controlavam 10% dos sindicatos. (...)".
(KONDER, Leandro. As idéias socialistas no Brasil. São Paulo: Moderna, 1996, pp. 32-35.)

A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima, procure responder:
1. No começo do século XX, o dia 1° de Maio era comemorado em quase todo o mundo como o Dia da Luta da Classe Trabalhadora. No Brasil da República Velha, o governo reprimia qualquer manifestação operária independente nesse dia. Leia o texto acima e responda: os trabalhadores brasileiros se intimidavam com a repressão do governo? Justifique sua resposta.
2. No segundo parágrafo do texto (que começa com "O movimento operário vivia..:') é as" sinalada uma polêmica no movimento operário da República Velha. Que polêmica é essa?
3. Qual era a principal classe social que os anarquistas e os comunistas queriam influenciar?
4. Quando o PCB foi fundado, em 1922, ele tinha muitos adeptos?
5. Avalie a influência dos comunistas sobre os sindicatos nos anos 20.

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

1. É correto afirmar que o povo brasileiro sempre foi submisso e passivo diante da opressão? Dê exemplos da Velha República que confirmem sua resposta.
2. " (...) Apareceu no sertão do Norte um indivíduo, que se diz chamar Antônio Conselheiro e que exerce grande influência no espírito das classes populares. (...)." (Euclides da Cunha. Os sertões.) Caracterize a Revolta de Canudos, destacando o grupo social a que pertenciam os habitantes do arraial, a importância da religião para a comunidade, os principais grupos que se colocaram contra Canudos e a atitude tomada pelo governo.
3. Cite duas características comuns às revoltas de Canudos e do Contestado.
4. "(...) há poucos dias, as picaretas, entoando um hino jubiloso, iniciaram os trabalhos (...) [provocando o] gemido soturno e lamentoso do Passado, do Atraso (...)." (Olavo Bilac.)"(...) a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutação de teatro. Ha-via mesmo na cousa muito de cenografia. (...)." (Lima Barreto.) Os dois escritores interpretaram de maneira diferente as reformas modernizadoras no Rio de Janeiro no início do século XX. Diga que reformas eram essas e como se relacionaram com a Revolta da Vacina (1904).
5. "Venho por meio destas linhas pedir para não maltratar a guarnição deste navio, que tanto se esforça para trazê-lo limpo. (...) Ninguém é escravo de oficiais e chega de chibata. Cuidado:' (Carta de autor desconhecido, deixada para o comandante do navio Bahia, 1910). Diga qual foi o motivo principal da Revolta da Chibata.
6. "(...) devido ao elevado custo de vida e aos miseráveis salários (...) centenas de milhares de trabalhadores [brasileiros] e suas famílias estão obrigados a comer uma só vez por dia. (...)" (Revista El Trabajador Latino Americano, I928.)"(...) operários andam sem roupa de baixo, sem meias e sem sapatos. (...)" (Jornal O Trabalhador Gráfico, 5/12/1928.) Descreva como era a qualidade de vida dos operários brasileiros na República Velha.
7. "Nós, anarquistas, aspiramos a um regime social em que não haja exploradores e explorados e no qual seja restituída à humanidade a riqueza de origem social. (...) Sendo a política uma sementeira de ambições (...), nós, anarquistas, somos antipolíticos. (...) As leis só servem a favorecer o privilégio dos parasitas sociais. (...) Nós, os Libertários, queremos uma sociedade em que cada um governe a si mesmo, e na qual os meios de produção estejam ao alcance de todos os seres humanos. (...)." (Manifesto Anarquista, 1917 ou 1918.) Quais são as principais idéias políticas dos anarquistas? Quem trouxe essas idéias para o Brasil?
8. Diga qual foi a importância dos anarquistas para o movimento operário brasileiro.
9. Qual foi a corrente política que orientou a criação do PCB — Partido Comunista do Brasil — em 1922?
10. Qual era a crítica que os comunistas faziam aos anarquistas?
11. "(...) o governo vai exercendo uma vigilância policial severa, que os operários precisam compreender. É uma medida garantidora da tranqüilidade do próprio operariado, que não pode, nem há de servir de capa a espíritos mal intencionados, que se aproveitam de todas as oportunidades para promover a agitação. (...)." (Jornal A Nação, 1 7109/ 19 17.) Qual era o tratamento que o governo da República Velha dava aos sindicatos, aos anarquistas e aos comunistas?
12. "Apelar para o povo, esse infeliz povo sobrecarregado de impostos, sem instrução e sem vida (...)? Esse povo, por si só, nada poderá fazer; mas se à sua frente estiver a síntese deste mesmo povo — o Exército brasileiro — composto por caracteres bem formados, com a noção exata do cumprimento do dever (...) este povo terá alcançado um nível bem mais elevado. (...)." (Tenente J. Nunes de Carvalho.A Revolução no Brasil, 1925.) O autor do texto pode ser considerado um democrata? Justifique sua resposta. Em seguida, caracterize o movimento tenentista destacando: quem participava e a quem combatia.
13. Diga o que foi a Revolta dos Dezoito do Forte em 1922.
14. Explique o que foi a Coluna Prestes (1924-1927).
15. Com a Revolução de 1930,  acabou a República Velha. Getúlio Vargas tornou-se presidente do Brasil. Qual foi a atitude dos tenentistas em relação a Vargas?

Reflexões Críticas

Cícero em Juazeiro, Ceará
Multidão peregrina para visitar
 a estátua de padre Cícero em Juazeiro, Ceará. 
Para muitas dessas pessoas, 
só um milagre poderia melhorar suas vidas.
Até que ponto essa crença não reforça a passividade política? 
Acreditando no santo,
 elas deixam de acreditar na sua própria capacidade de luta? 
Ou será que a fé religiosa pode dar 
Animo para lutar por transformações sociais?

1.      Na República Velha, a situação desesperada dos pobres provocou muitas revoltas populares contra o governo. No Brasil de hoje, milhões de pessoas nas cidades e no campo vivem na miséria. Essas pessoas são submissas ou têm se revoltado? Hoje em dia, as formas de protesto e de luta são diferentes do que eram há setenta ou oitenta anos?
2.      Muitos pobres são profundamente religiosos. A fé religiosa dos brasileiros pobres ajuda-os a lutar contra sua situação ou serve para que os pobres se acomodem?

3.      As idéias anarquistas teriam algo a ensinar aos homens e mulheres de hoje?

Postagens mais visitadas