O sucesso econômico da URSS stalinista - Revolução Russa - Resumo

Stálin acabou com a NEP. Ele tinha uma visão própria do que era o socialismo. Todas as empresas passaram a pertencer ao Estado, mesmo as pequenas fábricas ou lojas. A economiária tornou-se rigidamente planejada pelo Estado. Os planos econômicos eram elaborados para vigorar de cinco em cinco anos, daí o nome de Planos Quinquenais.
Foi dada prioridade total para a indústria de base e setores de infra-estrutura. Isso significa que o Estado investiu principalmente em indústrias de aço, motores, navios, guindastes  cimento, petróleo, estradas, caminhões  hidrelétricas, máquinas agrícolas. A indústria de bens de consumo teve pouca atenção. O resultado foi um crescimento espetacular da economia. Nenhum país, no sé­culo XX; cresceu tanto. Em vinte anos, a URSS se transformou numa potência econômica mundial. Mas a produção de bens de consumo ficou muito deficiente. Ou seja, na URSS, havia tratores à vontade para a agricultura  mas as lojas apresentavam vitrines monótonas, mostrando sempre os mesmos dois ou três modelos antiquados de sapatos ou de roupa.
No capitalismo, as vitrines expõem produtos maravilhosos, mas nas calçadas podem haver mendigos. No
socialismo soviético, as vitrines eram pobres, mas as calçadas não abrigavam miseráveis. O que é mais
importante: a vitrine ou a calçada? Será que é possível construirmos uma sociedade com vitrine e com calça­da, isto é, sem miséria e com farto consumo?

Postagens mais visitadas