O curto período do 1º Presidente do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca - Resumo



O curto período do 1º Presidente do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca  - Resumo

Vimos que o marechal Deodoro, comandante do Exército, proclamou a República e se tornou chefe do Governo Provisório. O começo do governo tinha aparência democrática: a Igreja foi separada do Estado (deixou de existir uma Igreja oficial) e foram convocadas eleições para a Assembleia Constituinte. Os membros eleitos da Assembleia Constituinte tinham a tarefa de elaborar a nova Constituição. Assim foi feito. Em 1891, ela estava pronta.
Marechal Deodoro da Fonseca
Deodoro proclamou a República
e foi o primeiro presidente. 
Tentou fechar 
o Congresso e enfrentou
a Revolta da Armada (marinha). 
Teve de renunciar.
A nova Constituição estabelecia que o presidente da República seria eleito com voto direto do povo. Menos o primeiro, que foi indicado pelo Congresso Nacional, ou seja, pelos deputados e senadores eleitos pela população  E o escolhido foi o próprio Deodoro. Sabe de que modo? Na hora de o Congresso eleger o primeiro presidente, Deodoro deu a entender que botaria os soldados na rua à sua disposição. Os deputados e senadores imaginaram os soldados, imaginaram os fuzis apontados, e acharam que aquilo tudo era um ótimo argumento para se votar no marechal...
O governo do primeiro presidente foi marcado pela crise. Para começar, a crise econômica. O ministro Rui Barbosa elaborou um plano econômico para estimular o crescimento da indústria, o Encilhamento. Mas o plano fracassou, aumentando demais a inflaçãoPara piorar, Deodoro nomeou vários amigos para cargos importantes do governo, provocando protestos da oposição.
Quando a imprensa criticou, Deodoro mandou fechar jornais e prender opositores. O Congresso, temendo que Deodoro implantasse uma ditadura militar, votou uma lei limitando os poderes do presidente da República. Deodoro não aceitou e mandou fechar o Congresso  Diante disso, a marinha se rebelou e ameaçou bombardear a cidade do Rio de Janeiro. Muitos generais também estavam contra Deodoro. O poderoso PRP (Partido Republicano Paulista) protestou.
O país estava à beira de uma guerra civil. Deodoro preferiu renunciar.

Postagens mais visitadas