sábado, 22 de junho de 2013

Guerra do Contestado - Resumo, Revolta, Causas

Um resumo sobre o que foi A história da Guerra do Contestado de 1912 no Brasil. Porque aconteceu? As causas, motivos e consequências, objetivo, líderes. 


 Contestado foi um movimento camponês que aconteceu em Santa Catarina. No começo do século XX, a
Revolta do Contestado
Casas de colonos 
alemães em Santa Catarina.
 Na região do Contestado  
as habitações
 eram bem mais humildes.
região foi ocupada por empresas que exploravam madeira e por uma companhia norte-americana que construía uma estrada de ferro. Todas elas invadiam as terrinhas dos camponeses e os expulsavam da região. A Serraria Lumber tinha sua própria guarda particular, impondo com violência a vontade da empresa na região.
Os camponeses montaram um acampa-mento em Taquaruçu, uma área no interior catarinense. Liderados pelo "monge" José Maria, acreditavam que em breve Cristo retomaria para auxiliá-los contra os poderosos que roubavam terras dos pequenos. Confiantes na proteção de Deus, trataram de atacar os agressores. Arrancaram trilhos e incendiaram galpões de serrarias.
O presidente da República tomou conhecimento do conflito e escolheu um lado: o das empresas capitalistas. Um exército foi enviado para a região e, em 1915, o Contestado estava submetido. Até mesmo a aviação militar foi utilizada. 'No final, milhares de camponeses tinham sido massacrados.

Quem sou eu

Minha foto

Sou um jovem estudando à procura de uma odisséia virtual.

Blog Archive