Comunistas do Brasil - Resumo, Partidos

Um resumo sobre o quem foram, A história dos comunistas no Brasil.  O que significa comunismo, partidos,  ideias, características, objetivo, líderes . 



foto fundores do PCB em 1922
Intelectuais, 
estudantes e operários 
fundaram o PCB em 1922. 
Que sonhos e pesadelos 
habitam hoje o fantasma do comunismo?
A revolução socialista na Rússia (1917) entusiasmou pessoas em todo o mundo. No Brasil, não foi diferente. Alguns poucos operários esclarecidos e intelectuais começaram a se interessar pela teoria de Marx e Engels e pelas ideias de Lênin  Queriam aplicá-las realidade brasileira.
Os marxistas diziam que os anarquistas eram bem-intencionados na luta contra o capital  mas que na prática faziam o que a burguesia desejava: afastar os trabalhadores da luta política. Para os seguidores de Marx e Lênin, a principal anua de luta da classe trabalhadora é o partido político. Mas um partido diferente, que se dedique a educar politicamente os trabalhadores e a organizar suas lutas econômicas e políticas. Um partido que dirija as ações revolucionárias socialistas  Foi dentro desse espírito que, na cidade Fluminense de Niterói (1922), foi fundado o Partido Comunista do Brasil (PCB). Entre os fundadores, operários, artesãos. Intelectuais e alguns ex-anarquistas.
O PCB procurava seguir a doutrina mar­xista-leninis' ta. ou seja, o socialismo científico de Marx
misturado com as ideias de Lênin e dos bolcheviques. O objetivo dos comunistas, claro, era organizar as operários e camponeses para que fizessem uma revolução que destruísse o capitalismo e construísse no Brasil uma sociedade socialista parecida com a que havia na União Soviética  Mas eles sabiam que, para tentar esse caminho, teriam de aguardar alguns anos, pois o capitalismo brasileiro era apenas um bebê que engatinhava. Capitalismo fraco significava poucas indústrias e pequeno proletariado. E para 0,, marxistas-leninistas, a revolução socialista só seria possível quando o proletariado tivesse força para destruir a velha sociedade burguesa.
Desenho de jornal revolucionário brasileiro em 1923
Desenho de jornal 
revolucionário brasileiro 
em 1923 mostra o proletariado
 como a força responsável
pela indústria e 
pela transformação da sociedade.
 Repare nos símbo­los 
comunistas da foice e do martelo.
No começo, o número de comunistas brasileiros era bem pequeno. Os anarquistas eram mais influentes no movimento operário. Mesmo assim, o presidente da República proibiu a existência do PCB. Os comunistas tinham de atuar clandestinamente. Se um comunista fosse descoberto pela polícia, era logo preso.

Durante muitos anos os comunistas exerceram um papel notável na nossa história.

Postagens mais visitadas