Cangaceiros e Coronéis no sertão nordestino - Resumo

Cangaceiros e Coronéis no sertão nordestino - Resumo

Lampião com Maria Bonita à frente de seu bando de cangaceiros
Lampião com Maria
Bonita à frente
de seu bando
de cangaceiros.
Bandido ou herói?
Na época,
aterrorizava
fazendeiros e
cidadezinhas do
interior do
Nordeste. Mas,
para muitos, ficou
como o "justiceiro
da caatinga".
Teria sido mesmo?
Até que ponto ele
não esteve plena‑

mente integrado à
violenta disputa
entre as famílias
rivais dos coronéis?
Seu jeito de agir
não era o modo
possível de não
se sujeitar
completamente?
Menino pobre, analfabeto, mora com os pais num barraco de pau e lama seca. Um dia, o coronel avisa que quer aquele pedaço de terra para criar gado. O pai se recusa a ceder a terra, porque a roça é garantia da reviviscência no sertão. Desafia o latifundiário  Então chegam os jagunços do coronel e fuzilam o pai e a mãe do garoto. O menino foge dali. Nunca esquecerá aquela cena. Mais tarde, se junta a um bando de pessoas com um passado semelhante: miséria, violência. ódio dos coronéis.: Tornou-se um cangaceiro.
Desde o final do século XIX até os anos 40, havia muitos bandos de cangaceiros no interior do Nordeste. Atacavam fazendas e pequenas cidades para roubar. O cangaceiro mais famoso foi Virgulino Ferreira da Silva. de apelido Lampião.
Os cangaceiros eram bandidos terríveis. Roubavam, torturavam e matavam. Mas os jagunços dos coronéis e a própria polícia eram igualmente violentos. Os coronéis mandavam matar os membros das famílias de coronéis rivais. A polícia espancava, tomava dinheiro e assassinava as pessoas comuns.
Portanto, as cangaceiros não contestavam os valores da sociedade rural nordestina  Eram violentos porque aquela sociedade era violenta. Na verdade, os cangaceiros não contestavam nem mesmo o coronelismo. Os chefes cangaceiras montavam alianças com os coronéis do sertão. Um coronel protegia
o   bando de Lampião, por exemplo, porque os cangaceiros atacavam as fazendas de outras famílias de coronéis.
Os unais importantes cangaceiros começaram a existir no final do século XIX. Mas, por volta de 1940, já no tempo de Getúlio Vargas, o cangaço praticamente deixou de existir. Um dás motivos de seu desaparecimento foi a perseguição policial implacável, fruto do reforço da autoridade do Estado.
Hoje em dia, muitas pessoas do interior do Nordeste (e até do resto do Brasil) têm uma imagem positiva dos cangaceiras. Não viveram a época do cangaço, mas ouviram dos pais e dos avós ou leram em cordéis as histórias que contam as façanhas do passado. Por que os cangaceiros são hoje lembrados como "heróis"? Não é fácil explicar. Mas
o   fato de terem sido pessoas de origem humilde que não se curvavam diante dos poderosos  a divulgação da lenda de que "roubavam dos ricos para dar aos pobres' (na verdade, isso só acontecia em raras ocasiões  e a própria vida que eles levavam, de aventuras, certamente contribuíram para que fossem celebrados na memória popular.

Postagens mais visitadas