Anarquistas no Brasil - Resumo, Anarquismo, Caracteristicas

Nem pátria nem patrão.
Um resumo sobre o quem foram, A história dos anarquistas no Brasil.  O que significa anarquismo , características, objetivo, líderes.
Anarquismo não tem nada a ver com desordem ou bagunça. mas com a ausência de poder. O anarquismo é uma corrente política que foi criada na Europa no século XIX. Os principais pensadores e organizadores do movimento anarquista foram os russos Bakunin e Kropotkin e o italiano Malatesta.
Os anarquistas são revolucionários que odeiam o capitalismo, a propriedade privada e o Estado. Querem construir uma sociedade em que todos sejam livres e iguais.
 Iguais, porque a sociedade anarquista seria um tipo de comunismo. sem ricos e sem patrões, com todos trabalhando em cooperação e dividindo tudo entre si. Livres, porque na nova sociedade não haveria chefes, nem essa de um cara mandando nos outros. 
Uma sociedade sem Estado, porque os anarquistas odeiam qualquer forma de governo. Só aceitam que a sociedade governe a si mesma, sem um poder acima dela.
Um exemplo para esclarecer. Imagine que você vá jantar num restaurante. Se alguém lhe disser
o   que é que você deve comer, esse alguém o estará governando, não é mesmo? Agora, imagine que você mesmo escolha sua pizza. Esse é um caso em que você se autogovernou. Pois é. para os anarquistas, o cara que escolhe a pizza para você é o Estado, que sempre vai te oprimir. Do mesmo jeito que você pode escolher sua pizza. a  sociedade pode escolher sozinha, com todos dialogando  o que é melhor para ela. Sem as ordens e o porrete do monstro chamado Estado.
Os anarquistas contestam toda política tradicional  Por isso, eles nunca votam. Não existe partido político anarquista. Os anarquistas participam
de greves operárias e alguns até admitem atos de terrorismo, como incendiar o palácio de um milionário ou de um chefe de polícia.
Os anarquistas também implicavam com as igrejas. Achavam que os padres e pastores que­riam transformar as pessoas em cordeirinhos porque diziam aos fiéis que "Deus se alegra com os operários obedientes ao pa­trão

Postagens mais visitadas