A situação social - República Velha - Resumo

        A situação social - República Velha - Resumo

Você acredita que um povo possa ser oprimido a ponto de passar fome e mesmo assim não se empenhar em transformar a sociedade  Você conhece alguém que diga que "o povo brasileiro sempre foi muito acomo­dado"? E você concorda com essa ideia?
Neste capítulo, nós estudaremos inúmeras manifestações de rebeldia social e política dos brasileiros durante a República Velha. Camponeses  marinheiros, operários, jovens oficiais do Exército, cada grupo social tinha seus próprios motivos para se rebelar.
Como você se lembra, na República Velha o poder político estava nas mãos das oligarquias estaduais. Homens poderosos, com muitas terras, muito dinheiro, muito prestígio  Mas a situação econômica do país não era boa. Inflação, aumento de impostos, queda dos preços internacionais do café incomodavam a sociedade brasileira.

Os governantes preocupavam-se em ajudar os fazendeiros, em estimular o desenvolvimento da agricultura. Os principais beneficiados eram os cafeicultoras. A população mais pobre recebia pouca ou nenhuma atenção. Durante quase toda a República Velha não houve, por exemplo, uma única lei de proteção aos trabalhadores.

Postagens mais visitadas