A revolução socialista de novembro de 1917 - Revolução Russa - Resumo

A revolução socialista de novembro de 1917 - Revolução Russa - Resumo


Naquele momento, os bolcheviques, orientados pelas idéias radicais de Lênin, tinham uma
avaliação diferente. Para eles, o mundo estava em crise. Parecia que o fim da Primeira Guerra Mundial provocaria revoluções socialistas em toda a Europa. Os bol­cheviques não queriam perder essa oportunidade histórica.
O tzar tinha caído porque o povo queria paz, pão e terra. Mas o Governo Provisório nada fez a respeito. O racionamento de comida permaneceu, enquanto a burguesia se fartava em banquetes e festas. Os nobres latifundiárias continuaram com suas propriedades rurais intactas. A paz também não vinha  porque a Rússia manteve-se na guerra.
Imagine a decepção do povo russo. Por isso, os bolcheviques não deram trégua ao governo burguês. Nas fábricas, nas trincheiras  nos navios, nas aldeias camponesas lá estavam eles, com seus panfletos e discursos, atacando a burguesia, agitando, organizando, estimulando a revolta generalizada.
Revolução Russa Socialista
A revolução socia­lista
 foi precedida 
por grandiosas
 manifestações de massa.
 Para eles,
 a democracia não
 estava nos gabine­tes, 
mas nas ruas.
Lênin, o líder bolchevique, acreditava que seria possível uma insurreição (revolta) imediata dos trabalhadores contra o Governo Provisório. Para tal, bastaria preparar os trabalhadores para a tomada do poder. Era essa ideia revolucionária que Lênin tinha em mente quanto declarou: "Todo o poder aos sovietes
Os sovietes eram a chave da revolução socialista . ideia de Lênin era que os trabalhadores deveriam derrubar o Governo Provisório. No seu lugar, haveria um outro tipo de Estado, baseado na democracia dos sovietes. Esses sovietes é que iniciariam a construção do socialismo.
Revolução Russa Socialista
A proposta bolchevique foi levada aos sovietes de todo o país. Nos principais, a adesão foi entusiasmada. O soviete de Retrogrado (a capital da Rússia) elegeu um Comitê Revolucionário formado por bolchevi­ques. Seu presidente era Leon Trótski Seguindo as sugestões de Lênin, o soviete de Retrogrado distribuiu armas para os operários e contou com a colaboração de muitas unidades militares cujos soldados preferiam desobedecer os coronéis e generais para seguir os bolcheviques.
Era uma fria madrugada do dia 6 para o dia 7 de novembro de 1917 (outubro de 1917, pelo antigo calendário juliano). As tropas vermelhas organizadas pelos bolchevi­ques começaram a tomar os principais pontos da capital. Em Moscou, acontecia a mesma coisa. Quase não houve resistência. De modo geral, os soldados e o povo estavam com os bolcheviques. O palácio do governo foi cercado e os ministros, presos. Kerenski conseguiu fugir para os EUA, disfarçado de mulher.
Não havia mais Governo Provisório. Não havia mais governo da burguesia.
No mesmo momento, acontecia um congresso de representantes dos sovietes de toda a Rússia. Quando receberam a notícia de que o Governo Provisório não mais existia  eles aplaudiram de pé. Estava claro que seriam eles, os representantes do povo trabalhador  que deveriam eleger o primeiro governo socialista da História. E assim foi fei­to. Na direção do governo soviético estava Vladímir I. Lênin. A seu lado, bolcheviques notáveis como Trótski, Bukharin, Zinoviev, Stálin e Kámenev.

Postagens mais visitadas