A planificação econômica socialista - Revolução Russa - Resumo

A planificação econômica socialista - Revolução Russa - Resumo


Produzir secadores de cabelo ou sapatos para crianças? O que é mais importante para um país? Se o país é pobre, com muitas crianças esfarrapadas, parece mais interessante que, primeiro, os pezinhos estejam protegidos, não é mesmo? Mas quem é que decide o que vai ser produzido?
O capitalismo é uma economia de mercado. Quem decide o que vai ser produzido são os empresários. Afinal, a base do capitalismo é a propriedade privada, e os proprietários das fábricas, terras e empresas são os empresários capitalistas. O principal objetivo deles é o lucro. Eles investem capital no setor que der mais lucros. Dessa forma, se fabricar secadores de cabelo der mais lucros do que fabricar sapatos, o empresário vai investir em indústria de secadores. Perceba que isso não é maldade com as crianças: o empresário simplesmente não é maluco de produzir coisas que irão dar prejuízo. Ele não quer ir à falência. O empresário obedece às forças do mercado, que são incontroláveis.
Na teoria marxista-leninista, o socialismo seria uma economia planificada. Em princípio, como não 124 propriedade privada, o objetivo não seria o lucro do empresário, mas o bem-estar social. Assim, o próprio povo trabalhador decidiria o que deve ser produzido  já que no socialismo a propriedade das empresas é coletiva, ou seja, pertence a 'todo o povo trabalhador.
Os marxistas dizem que a planificação econômica mostra que o socialismo teria uma economia mais democrática e racional. Os defensores do capitalismo alegam que é impossível planejar toda a economia e que, por isso  o mercado e o lucro seriam os melhores meios para se escolher o caminho mais eficaz e racional para a produção econômica.

Na URSS stalinista, a planificação econômica pareceu dar certo durante algum tempo  Realmente, a indústria pesada se desenvolveu bastante. Entretanto, os planos econômicos não eram democráticos. O povo não participava, apenas cumpria as ordens do governo  Os planos eram todos feitos por técnicos e burocratas do Estado. Muitas vezes, em vez de eficácia econômica havia mesmo era uma administração confusa e lenta.

Postagens mais visitadas