A guerra dos Canudos (1896 - 1897) - Resumo, Causas,

Um resumo sobre o que foi A história da guerra dos canudos de 1896 - 1897 no Brasil. As causas, motivos e  consequências, objetivo, líderes. 


República Velha, aconteceram dois movimentos camponeses muito importantes: Canudos e Contestado. Ambos; foram destruídos com violência pelas autoridades a mando dos latifundiários.
Arraial dos Canudos era uma comunidade pobre no sertão da Bahia, no fim do século XIX. Ocupada uma área de terra sem dono. As pessoas foram ocupando o lugar lentamente, construindo uma casinha ali, um galinheiro acolá, uma lojinha por perto... até que surgiu uma cidade de 30 mil habitantes.

Causas / Motivos


O líder da comunidade de Canudos era o pregador religioso Antônio Conselheiro. Ele afirmava que o Messias (Deus) logo iria voltar à Terra e queimaria os homens maus em fogo e enxofre. E quem eram os "homens maus"? Para aquelas pessoas, a "maldade" estava nos poderosos coronéis e nos novos governantes da República, que ignoravam o sofrimento do povo e permitiam a criação de novos impostos para os pobres pagarem. Os "bons", claro, eram aqueles que viviam na comunidade.
Canudos começou a incomodar os poderosos  Os coronéis se irritavam com os sertanejos  que pareciam viver com autonomia. A Igreja não aceitava que houvesse um homem fazendo pregação religiosa por conta própria  Os homens do governo começaram a se preocupar quando receberam noticias de que Antônio Conselheiro fazia discursos contra a República e a favor da monarquia.

Conclusão


imagens da guerra dos canudos
Foto mostra alguns
 habitantes de Canudos
aprisionados pelo
 exército antes
 do assalto final
contra o arraial.
Nenhum defensor sobreviveu.
 Canudos tinha desafiad
o os coronéis da Bahia
 e assustou o governo
republicano no
 distante Rio de Janeiro.
 Euclides da Cunha
procurou explica
r a rebelião social-religiosa
 que "compreendia melhor a
vida pelo incompreendido
 dos milagres".
A mudança do regime não tinha transformado em quase nada a vida dos sertanejos. Eles continuavam abandonados pelo governo. Pior ainda: o novo regime republicano permitiu a criação de novos impostos. Dá para entender as críticas de Antônio Conselheiro à República. É claro que Canudos não era um movimento de luta pelo retomo à monarquia. Mas foi dessa maneira que as autoridades da capital interpretaram o movimento  É bom lembrarmos que a República não tinha completado ainda dez anos de existência, e muitos republicanos temiam a queda do regime. O preço desse medo iria ser pigo pelos homens e pelas mulheres do distante sertão da Bahia.

O pior veio a seguir. Em nome da defesa da República contra "os fanáticos manipulados pelos monarquistas", o presidente enviou expedições militares contra Canudos. Os camponeses se defenderam com astúcia, utilizando táticas de guerrilha. Derrotaram três expedições militares seguidas! Mas na quarta expedição chegaram milhares de soldados do exército comandados por dois generais  Os camponeses nada puderam fazer contra uma força militar gigantesca que contava até com canhões Krupp, importados da Alemanha. Depois de três meses de combate, Canudos foi derrotada. Todos os bravos defensores tinham caído em combate. Os latifundiários podiam dormir em paz...


A reportagem que queria ser científica

Euclides da CunhaEuclides da Cunha (1866-1909) era repórter e estava lá em Canudos quando as coisas aconteceram. No livro Os sertões, procurou fazer uma descrição "científica" do que foi a comunidade liderada por Antônio Conselheiro. Mas a sociologia era uma ciência que ainda estava nascendo. Assim, Euclides da Cunha, que também era engenheiro, misturou observações perspicazes com preconceitos. Para ele, o motivo para   as pessoas terem organizado Canudos estava no clima semi-árido do sertão
e na "raça" do caboclo nordestino. Mas ele também conseguiu ver coisas importantes como a miséria do camponês e a violência das autoridades.
Livro monumental, Os sertões foi escrito numa linguagem tão rica e variada que é considerado uma das maiores obras da literatura brasileira.

Postagens mais visitadas