A ditadura stalinista - Revolução Russa - Resumo

A ditadura stalinista - Revolução Russa - Resumo

Stálin teve pleno poder na URSS até o dia de sua morte, em 1953. E exerceu esse poder como um ditador.
De acordo com a teoria de Marx e de En­gels, na sociedade socialista o Estado se dissolveria aos poucos. Os trabalhadores administrariam as empresas e a economia. Democraticamente  a própria sociedade se autogovernaria. Leniu acreditava que os sovietes teriam cada vez mais poder para decidir no lugar do Estado. Porém, nada disso aconteceria na URSS.
No tempo de Stálin, o Estado inchou e passou a engolir tudo. A sociedade ficou sem autonomia. Os sovietes perderam todo o poder  transformando-se em meros fantoches do governo. A URSS era uma ditadura. O Partido Comunista tomava todas as decisões importantes  As eleições eram apenas uma encenação  já que só havia os candidatos oficiais. Quem criticasse o governo ia para a prisão. As greves foram proibidas e as sindicatos subordinados ao Estado. O pensamento 'independente ficou abolido. Nas livras, nas escolas e universidades só poderiam ser divulgadas as idéias bitoladas dos burocratas do Partido Comunista de Stálin. Até as obras de arte moderna foram proibidas porque eram tidas como "arte burguesa decadente, incompreensível para as massas trabalhadoras".
O governo soviético se autoproclamava a ditadura do proletariado. Mas como o proletariado podia cada vez menos dar palpites, melhor seria dizer a ditadura da burocracia.

Postagens mais visitadas