O imperialismo e a guerra - Primeira Guerra Mundial - #03


Gravura feita no início do século XX mostra um agente do imperialismo francês na África.
Repare que o branco europeu é apresentado como o desbravador, enquanto os negros africanos exercem o papel de obedientes servidores que abrem o caminho na floresta tropical.

Os países imperialistas competiam para dominar, mais colônias, mais mercados, mais fontes de matéria-prima, mais áreas para investir capital e explorar a mão-de- obra local. É óbvio que o- mundo ficou pe­queno demais para eles. Só havia um modo de continuar a expansão: tomando as áreas dominadas por outro país imperialista. O resultado, então, foi a mais terrível guerra que o mundo já conhecera: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Para que os monopólios continuassem devorando o planeta, para que a alta burguesia tivesse mais lucros, milhões de homens e mulhe­res seriam sacrificados.
Portanto, nós não devemos olhar para essa guerra como se fosse um filme de bonzi- nhos contra bandidos. Porque nos dois la­dos inimigos os interesses principais eram imperialistas. O objetivo dos dois bandos era abocanhar áreas maiores do planeta, expandir o im­pério econômico dos mo­nopólios.
Atenção: apesar do nome guerra mundial, essa guerra foi travada ba­sicamente dentro da Euro­pa. Aliás, até mesmo al­guns países europeus fica­ram fora dela (eram neutros). Por que então se diz que era mundial? Não foi porque todos os países do mundo tivessem parti­cipado, mas porque os países imperialistas ti­nham interesse em domi­nar áreas cada vez maiores no mundo. O que estava em jogo era exatamente isso: quem controlaria um pedaço maior da Terra?
A causa geral da Primei­ra Guerra foi a rivalidade imperialista. No entanto, cada país tinha um motivo particular para enfrentar o outro. É o que veremos a seguir.

Postagens mais visitadas