Revolução Francesa - Resumo



A Revolução Francesa foi a mais impor­tante das revoluções burguesas) A crise eco­nômica, a insistência dos nobres em manter seus privilégios e a miséria da população levaram à re­volta dos camponeses, e dos sans-culottes (artesãos e pequenos proprietários nas cidades). O símbolo da rebelião foi a queda da Bastilha) (1789).
A tomada da Bastilha
século XVII














Podemos dividir a Revo­lução Francesa em três eta­pas. Na era das instituições (1789-1791). a França tornou-se uma monarquia constitucional e foi aprova­da a Declaração dos Direi­tos do Homem e do Cidadão (baseada nos ideais iluministas de liberdade e igualdade jurídica). Mas o voto era censitário (só quem tinha uma cer­ta renda podia votar) e os camponeses não receberam terras. Os países absolutistas lan­çaram seus exércitos contra a França. Os sans-culottes se rebelaram e prenderam o rei. Começava a era das antecipações (1792-1794), o período mais radical. O rei Luís XVI foi condenado por um tribunal re­volucionário e guilhotinado. O governo pas­sou a ser exercido pela Convenção, uma as­sembléia de deputados eleitos com voto universal masculino. Os dois principais partidos eram o girondino (alta burguesia, favorável a moderar revolução) e o jacobino ( liderado por membros da classe média e da pe­quena burguesia, favorável ao au­mento dos direitos dos mais Uma nova rebelião dos sans-culottes entregou totais poderes aos jacobi­nos liderados por Robespierre.
Foi o momento supremo da revolução. Estabele­ceu-se a Lei do Máxi­mo, que proibia a bur­guesia de aumentar os preços dos itens po­pulares (pão, aluguel etc.). As terras dos nobres emigrados foram distribuídas aos camponeses. O governo determinou a cria­ção de escolas primárias gratuitas para todos os cidadãos. Os “inimigos da revolução” fo­ram presos e tiveram suas cabeças cortadas pela guilhotina. Mas o terrore as brigas en­tre os próprios dirigentes do partido (Robes­pierre versus Danton) enfra­queceram os jacobinos. Os partidários da burguesia e da revolução “moderada” (sem muitos direitos sociais) derrubaram os jacobinos. Foi a chamada reação termidoriana. Começava a era das consolidações (1794-1799). Uma nova as­sembléia, o Diretório, assu­miu o governo. Tinha sido eleita com voto censitário. Foi uma época de persegui­ção contra os líderes popu­lares jacobinos. A anulação da Lei do Máximo provocou uma alta inflação. Em 1799, o jovem general Napoleão Bonaparte comandou um golpe de Estado, tornando-se ditador da França.

Postagens mais visitadas