A República Velha - Resumo - (1889 -1930)

A República Velha - Resumo - (1889 -1930)

Caipira Brasileiro Almeida Júnior, final do século XIX
O caipira trabalhou 
o dia todo na roça
 e agora descansa. Esse era o 
jeito de viver
 da maioria dos brasileiros.
 A população urbana
 ainda era reduzida.
 (Pintura 
de Almeida Júnior, 
fi­nal do século XIX.)
Esse período que vai da queda do Império  em 1889, até a Revolução de 1930 é chamado de República Velha. Durante todos esses anos valeu a Constituição de 1891, que estabelecia o voto direto para presidente. Mas o fato de o povo votar não queria dizer que o governo fosse popular. Na verdade, as eleições da República Velha eram famosas pelas fraudes e pela manipulação dos votos, sempre a favor das oligarquias estaduais. Portanto, no final das contas, quem tinha mesmo o poder eram as oligarquias estaduais.
Mas o que eram as oligarquias?
Oligarquia quer dizer "governo de poucos . Na República Velha, somente alguns grupos privilegiados de latifundiários é que tinham ligações com o Estado e recebiam apoio dele.
Imagine uma foto daquelas antigas, com três fileiras de pessoas. Atrás, em pé, os homens de terno. No meio, sentadas em cadeiras  as moças e as senhoras. Na frente e sentadas no chão, vestidas de marinheiros, as crianças. A posição dessas pessoas na foto indicava a hierarquia: os machos adultos, considerados os mais importantes, ficam no alto., Essa foto amarelada é de uma rica família de latifundiários. Nela, estão o pai, os fi-


lhos, os genros. Entre eles, alguns ex-governadores, prefeitos, deputados e políticos destacados do estado. Como você percebe, a família era muito importante. Ninguém naquele estado podia ser eleito governador ou senador sem o apoio dela. Percebeu? Latifundiários  ricos, com poderes políticos naquele estado, eles faziam parte da oligarquia dominante. Agora, se você saísse para outro estado, veria que aquela família não tinha influência. Na Paraíba, por exemplo, a oligarquia dominante era a família Neiva. No Ceará, mandavam os Acioly; em Pernambuco  os Rosa e Silva; e assim por diante.
Todos os estados do Brasil tinham suas oligarquias dominantes. Em alguns estados maiores, a oligarquia dominante era formada por várias famílias de latifundiários. Era o caso, por exemplo, do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nesses estados, os partidos políticos existiam exatamente para esses grupos se entenderem. Era o caso, por exemplo, do PRP (Partido Republicano Paulista).

A Constituição de 1891 estabelecia o federalismo  ou seja, que cada estado teria muita autonomia para decidir seus próprios problemas. O poder central, na capital, estava diminuído. Você já deve ter percebido que esse federalismo interessava às oligarquias estaduais, que assim poderiam fazer o que quisessem em seus estados sem ser incomodadas pelo poder central do país.

Postagens mais visitadas